Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

CURRICULUM VITAE

Cel Evangelista

JUCENILIO EVANGELISTA DA SILVA - Cel

Comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar de Fortaleza

O Coronel JUCENILIO EVANGELISTA DA SILVA é natural de Jacobina – BA, nascido em 30 de abril de 1968, é filho de Judite Evangelista da Silva.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2015.

Foi aluno do Colégio Militar de Belo Horizonte, em Minas Gerais, no período de 1980 a 1984. Incorporou às fileiras do Exército, em 25 de fevereiro de 1985, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas, estado de São Paulo.

Concluiu o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da AMAN, em 30 de novembro de 1991. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), em 1999; a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), em 2007 e 2008; o Curso Básico de Montanha, em 1995, em São João Del Rei/MG; o Curso de Operações na Selva, no Centro de Instruções de Guerra na Selva (CIGS), em 2000, em Manaus/AM; o Estágio de Operações Aeromóveis, no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté /SP, em 1992; o Estágio de Motociclista Militar, no 1º Batalhão de Guardas, no Rio de Janeiro/RJ, em 1998; o Curso de Preparação de Paz para Missões Individuais, no Centro de Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro/RJ, em 2010.

No exterior, realizou o Curso de Operações Cívico Militares, em Bogotá – Colômbia, em 2015; o Curso de Língua Coreana, no Instituto de Idiomas da República da Coreia (KDLI), em Seul – Coreia do Sul, em 2016; e o Curso de Altos Estudos de Defesa, na Universidade de Defesa da Coreia do Sul, na cidade de Nonsan – República da Coreia, em 2017.

Na área administrativa, é especializado em Gestão Corporativa e Governança Pública, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getúlio Vargas. Concluiu o Curso de Licitações e Contratos do Instituto Nacional de Educação à Distância; o Estágio de Gestão Orçamentária do Exército, na Escola de Estado-Maior do Exército (ECEME), em 2008; o Estágio de Gestão Pública do Governo Federal, GESPÚBLICA, do qual ainda é membro na situação de participante. Foi Ordenador de Despesas do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS), em Belém/PA, nos anos de 2013 e 2014.

Na área de educação, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, nos Cursos Básico e de Infantaria, nos anos de 1995 a 1996 e 2003 a 2005. Concluiu o Curso de Especialização em Supervisão Escolar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998); o Curso de Língua Inglesa, no Centro de Estudos de Pessoal (CEP), no Rio de Janeiro/RJ, em 2010; o Curso de Especialização em Bases Geo-Históricas para Formulação de Estratégias, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2006); os Cursos de Gestão Escolar, Estatuto da Criança e do Adolescente, de emprego da Ferramenta MOODLE na Educação, de Orientação Escolar e Bullying, do INEAD, em 2018; e o Curso de “Leaders of Learning”, da Universidade de Harvard, modalidade à distância, em 2018. É Mestre em Operações Militares e em Ciências Militares pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Desempenhou várias funções ao longo da carreira, dentre as quais se destacam:

- Auxiliar de Instrutor da AMAN, no Curso Básico da AMAN, como 1º Tenente, em Resende-RJ. - Auxiliar de Instrutor da AMAN, no Curso de Infantaria, como Capitão, em Resende-RJ.

- Comandante de Subunidade destacada, na localidade de Tucuruí/PA, subordinada ao 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), em Altamira/PA.

- Comandante da 5ª Companhia de Guardas (5ª Cia Gd), em Belém/PA.

- Oficial de Ligação e Observação das Nações Unidas no Timor-Leste, nos anos de 2011 e 2012.

- Oficial de Operações do Estado-Maior da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá/PA.

- Comandante do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2ºBIS), Belém/PA, nos anos de 2013 e 2014.

Possui as seguintes condecorações e medalhas: Distintivo de Comando Prateado e Dourado, Ordem do Mérito Militar no Grau Oficial, Medalha da Vitória, Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha Marechal Trompowsky, Medalha Marechal Osório o Legendário, Medalha das Nações Unidas (Timor Leste) – UNTAET, Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes - ANVFEB, Medalha Policial do Estado do Pará, PM-PA, Medalha Bombeiro Militar do Estado do Pará. Além disso, possui os títulos honorários de Cidadão “Belemense” e Cidadão de Nonsan da República da Coreia.

Possui as certificações de Habilitações em Idiomas do Centro de Estudos de Pessoal nas línguas inglesa e espanhola. Outrossim, é habilitado em língua inglesa pela Universidade de Michigan – EUA e, pelo Instituto de Idiomas de Defesa da República da Coreia, em língua coreana, com aprovação no Teste de Credenciamento Linguístico do Governo da República da Coreia.

Antes de ser nomeado Comandante do Colégio Militar de Fortaleza, estava servindo na Chefia de Preparo do Comando de Operações Terrestres, como Chefe das Divisões de Instrução Individual e Adestramento da Força Terrestre, em Brasília – Distrito Federal.

Fim do conteúdo da página