Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

CURRICULUM VITAE

Cel Evangelista

RONALDO GONÇALVES DOS ANJOS- Cel

Comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar de Fortaleza

 

    O Coronel Ronaldo Gonçalves dos Anjos é natural do Rio de Janeiro/RJ, nascido a 21 de outubro de 1970. É filho de Edite Gonçalves dos Anjos.

   Incorporou às fileiras do Exército em 24 de fevereiro de 1986, em Campinas-SP, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército e concluiu o Curso de Formação de Oficiais de Cavalaria da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende-RJ, em 28 de novembro de 1992. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 2000; a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), em 2007 e 2008, ambas no Rio de janeiro-RJ.

   Cursou ainda o Curso Básico de Montanha, em 1992, em São João Del Rei/MG; o Curso de Manutenção de Material Bélico, na Escola de Material Bélico em 1995, no Rio de Janeiro/RJ; o Curso de Operação de Blindados, no Centro de Instrução de Blindados, em 2000, no Rio de Janeiro/RJ; o curso de Psicopedagogia e Orientação Educacional, no Centro de Estudos de Pessoal, em 2001, no Rio de janeiro/RJ e o Curso de Política e Altos Estudos do Exército na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, em 2019.

   Realizou ainda os cursos de operação de viatura de combate M60 A3TTS no Fort Dix, em New Jersey/EUA no ano de 1997 e o Curso de Operações Psicológicas no Fort Bragg em 2011, em North Caroline/EUA.

   É Mestre em Operações Militares e em Ciências Militares pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército e Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas.

   Ao longo da carreira foi instrutor no Centro de Instrução de Blindados entre 2001 e 2003 e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais entre 2011 e 2013. Foi oficial de Estado-Maior da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Comandou a Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste, em 2017 e 2018, em Campo Grande/MS.

   Possui as seguintes condecorações e medalhas: Distintivo de Comando Dourado, Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha Marechal Trompowsky, Medalha Marechal Osório o Legendário.

  Antes de ser nomeado Comandante do Colégio Militar de Fortaleza, estava servindo no Centro de Doutrina do Exército (Comando de Operações Terrestres) em Brasília/DF, como formulador de doutrina para Cavalaria e Blindados.

 

 

Fim do conteúdo da página